sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Obter um diagnóstico da loja: etracker e Google Analytics - Tarefas de melhoramento

Após verificarmos que os conteúdos da nossa loja estão correctos é necessário verificar que páginas ou produtos funcionam melhor do que outros. Para fazer esta tarefa devemos utilizar ferramentas que nos auxiliem.

Ilustração de https://www.etracker.com/en/


As melhores ferramentas que nos auxiliam nesta tarefa são o etracker e o Google Analytics. Ambos os serviços fornecem bons detalhes sobre os visitantes da nossa loja. Estas ferramentas conseguem mostrar-nos desde o comportamento dos visitantes até ao sítio de onde acedem à nossa loja online.


Então falando de comportamento, devemos começar por analisar como os visitantes se comportam. Podemos olhar para as páginas e produtos mais visitados, passado quanto tempo e a partir de que página os visitantes deixam o nosso site.
Unique Pageviews

Uma forma de quantificar o sucesso de um produto é dividir o número de compras do produto pelo número de visitantes únicos na página de detalhe do produto - a página de detalhe é a que tem o botão de adicionar ao carrinho assim como a informação e imagem mais detalhada.

Após esta análise devemo-nos concentrar nas taxas mais baixas, por exemplo nos produtos abaixo:

Produto N.º de vendas N.º visitas únicas Taxa
Produto A
10
100
0.1
Produto B
5
10
0.5
Produto C
5
1000
0.005

Os produtos com taxa mais baixa (Produto C) indicam que temos muita procura pelo produto mas que os visitantes não encontram motivo para comprar na nossa loja.
Alguns dos problemas que podem ocorrer nestas situações são:

  • A página de detalhe não tem informação suficiente ou é deficiente: faltam detalhes técnicos ou a imagem é de baixa qualidade.
  • Pode não ter stock suficiente e quando os clientes chegam à página do produto não conseguem comprar.
  • O preço do nosso produto pode ser muito alto, faça uma pesquisa e consulte os seus concorrentes de forma a compara o seu preço. Neste caso pode oferecer vouchers de desconto. Outra forma de oferecer um desconto será através da comunidade que tem no Facebook ou no seu blog.


Quando temos um produto que vende pouco e queremos destacar para que tenha melhores resultados podemos:

  • Dar mais visibilidade colocando na página inicial da loja, no facebook ou no blog;
  • Melhorar a descrição do conteúdo de forma a ganhar melhor visibilidade no Google - utilize o SEO Cockpit.

Para conseguir obter os valores e ver os gráficos que lhe dizem como estão as visitas na sua loja pode utilizar o etracker ou o Google Analytics. Para tal deve previamente ter configurado estas ferramentas na sua loja para ter um período de análise.

Nas lojas epages a configuração é fácil de realizar:

Configuração do Google Analytics em ePages

Configuração do etracker em epages

Fonte: http://blog.epages.com/en/2013/09/02/review-your-online-shop-before-autumn-and-christmas-arrive/

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