segunda-feira, 11 de abril de 2011

Comércio electrónico - o que fazer para manter

O comércio electrónico continua a subir nos índices de utilização, o ultimo Natal foi um exemplo de aumento de vendas online.
Com base nestas noticias as empresas investem cada vez mais no comércio electrónico para o seu negócio, mas como em todos os investimentos, se não houver um bom planeamento e acompanhamento de tendências este investimento de nada serve. Este acompanhamento das tendências é necessário e permite acompanhar ou ultrapassar a concorrência.



O objectivo deste artigo é mostrar porque alguns negócios de comércio electrónico não começam da melhor forma e mostrar como inverter esta situação. Encontrará algumas ideias para aplicar o seu investimento.
Devemos realizar um correcto planeamento, este deve ser composto por: uma análise de mercado com foco na concorrência; plano de crescimento com respectivas metas.



Fracasso no comércio electrónico
Factos que provocam uma abordagem falhada ao comércio electrónico:
  • Pré-conceito de que um negócio online é mais barato – acontece quando não temos um plano de marketing que obriga a conhecer o mercado;
  • Investimento em plataformas de comércio electrónico de baixa qualidade;
  • Ausência de análise da concorrência;
  • Ausência de estudo sobre viabilidade de venda online do produto em causa;
  • Suporte aos clientes;
  • Ausência de conhecimento sobre como actuar no comércio electrónico.

Marketing e Redes sociais no comércio electrónico
O plano de marketing é algo necessário, os gastos no marketing devem ser correctamente planeados e aplicados.
No marketing devemo-nos questionar “Onde os meus possíveis clientes irão procurar o meu produto?”. Na maior parte dos casos a resposta será: Motores de pesquisa.
Depois de ter o essencial aplicado deve seguir para a segunda fase, envio de newsletters por segmento (sempre seguindo as boas práticas de envio de newsletters). As newsletters conseguem gerar um bom retorno no comércio electrónico convertendo o envio de um email numa possível compra. No tratamento de newsletters existem necessidades a nível boas práticas e de tecnologia.

Tecnologia ideal para o comércio electrónico
As ferramentas que deve utilizar no seu negócio quando aplicado ao comércio electrónico devem ser completas. A ferramenta escolhida deve conseguir satisfazer as necessidades do seu negócio, isto é, se tem a necessidade de ligar a sua loja online ao seu programa de facturação então a ferramenta deve ter essa possibilidade. Analise as ferramentas de comércio electrónico que são utilizadas no mesmo tipo de mercado que o seu, assim vai encontrar sistemas já adaptados às suas necessidades de gestão do negócio. A sua ferramenta deve estar preparada para se ligar a sistemas externos, por exemplo, meios de pagamento através de multibanco, sistema de facturação externo, comparadores de preços, sistemas de análise de estatísticas Web.



Análise da concorrência
A análise da concorrência implica visitar e analisar o comportamento de lojas de comércio electrónico do mesmo segmento, tanto no panorama nacional como internacional.
Deve analisar desde a estrutura da loja até a comportamentos de marketing como newsletters, vouchers, comunicação e suporte pré e pós venda. Desta forma consegue verificar o comportamento da concorrência e melhorar o seu negócio e a sua estratégia face ao mercado concorrente.

Suporte e fidelização de clientes
O suporte ao cliente é essencial e uma das mais importantes características de um negócio. Se consegue dar um bom suporte e satisfazer as necessidades do cliente no serviço pré e pós venda a confiança do cliente será garantida. Nesta situação o cliente fica contente com a transacção realizada e por consequência irá fazer recomendações ou pelo menos aconselhar a sua loja. Se o seu negócio ainda é pequeno então o suporte que oferece ainda pode ser personalizado, aqui pode-se destacar dos grandes negócios que oferecem suporte quase automático e que por vezes ao utilizar respostas pré definidas não  conseguem responder ao problema do cliente.
Com um suporte personalizado consegue satisfazer a expectativa do cliente.

Já tem negócio físico e quer expandir para e-commerce
Já tem o seu negócio na sua loja física e quer começar a vender online. Aqui tem algumas vantagens, já tem clientes fidelizados, conhecimentos fundamentais sobre como gerir e manter o seu negócio e vantagem sobre quem não tem o negócio físico.
Cada vez mais os comerciantes de lojas físicas vêm como futuro a extensão do seu negócio para vendas online, é mais um canal de vendas e de baixo custo, é um acompanhamento da evolução dos mercados. A prévia existência de uma marca ou serviço de atendimento físico é uma vantagem, imagine se fosse cliente, provavelmente ao decidir comprar online iria comprar um produto que já conhecesse do formato físico.


O nosso conselho
Quando decidir iniciar a sua actividade online, não faça tudo sozinho. Contacte referências de casos de sucesso disponíveis a partilhar a experiência, assim como casos de insucesso para saber como não fazer. Mais importante será usufruir de algum serviço de consultoria para a escolha de tecnologia, como implementar, estruturar e categorizar produtos, realizar uma plano de marketing e até o estudo de casos de sucesso já tratados pela equipa de consultoria.

O comércio electrónico exige algum investimento em tecnologia que funcione, peça provas. Exige agilidade e facilidade de manutenção, gestão e actualização do seu negócio online, não adquira uma plataforma de comércio electrónico sem antes experimentar algumas e perceba a facilidade de gestão do seu canal de vendas online. Exige a realização de parcerias, quer a nível de publicidade ou de publicação em portais de terceiros, como é o caso de comparadores de preços, publicidade online, meios de pagamento e envio para o seu mercado, escolha uma plataforma que lhe ofereça esta integração.
Lembre-se tudo isto é mais fácil de aplicar se tiver consultoria de quem já sabe como deve funcionar. Tente não errar de início, faça crescer o seu negócio de forma estruturada.

Fonte: e-commerce Brasil

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