quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Avaliação correcta da taxa de conversão

A taxa de conversão é o rácio entre o número de visitantes que realizaram uma acção desejada e os visitantes que apenas tiveram essa intenção mas não a realizaram. Por exemplo, uma loja electrónica recebe 1000 visitas num dia. Destes 1000 apenas 100 realizaram uma compra, então a loja neste dia teve uma taxa de conversão de 10%.

Para uma correcta avaliação da taxa de conversão de um website, é necessário eliminar da nossa análise os visitantes que não tiveram a intenção de realizar uma compra. Quando calculamos a taxa de conversão podemos remover da nossa análise os visitantes que chegaram ao nosso website com origem em motores de pesquisa em que a pesquisa inclui palavras-chave que não estão relacionadas com a oferta do website.




Realizando esta análise com exclusões pode-se obter uma optimização da taxa de conversão que realmente interessa para o objectivo do negócio. 

Assim continuando o exemplo, se das 1000 visitas diários, 200 chegaram com palavras pesquisadas que não se relacionam com o website e por exemplo, chegaram à primeira página e em menos de 10 segundos fecharam o website. Devemos remover os 200 visitantes do nosso cálculo. Assim, 1000-200 = 800 visitantes, (100/800)*100 = 12,5%. A taxa de conversão optimizada para o website é de 12,5%.

Sem comentários:

Enviar um comentário