quarta-feira, 28 de abril de 2010

Business-to-Consumer (B2C)

O comércio B2C abrange qualquer transacção electrónica em que uma empresa ou organização vende os seus produtos ou serviços a consumidores finais. Corresponde à secção de retalho do comércio electrónico, onde operam normalmente os retalhistas no comércio tradicional.

Este tipo de comércio apresenta-se tipicamente na Web sob a forma de lojas e centros comerciais virtuais (e-marketplaces). Neste caso, o e-marketplace B2C abrange as transacções entre os vários clientes (que poderão ou não ser empresas) e as várias lojas inseridas no e-marketplace. No fundo, o e-marketplace, na perspectiva B2C,pode ser descrito como um centro comercial electrónico onde o consumidor pode navegar por vários produtos de diferentes lojas e adquirir bens ou serviços disponibilizados por essas lojas no e-marketplace.



Quando comparado com uma situação de compra a retalho no comércio tradicional, o consumidor tem normalmente mais informação disponível na forma de conteúdos informativos e existe a ideia generalizada de que compra mais barato, sem prejuízo de obter, muitas vezes, um atendimento igualmente personalizado e de assegurar a rapidez na concretização do seu pedido.

Sem comentários:

Enviar um comentário