segunda-feira, 15 de março de 2010

Sobre Comércio Electrónico

Definição de comércio electrónico

O comércio electrónico pode ser definido como a realização de transacções de bens (por ex., um livro, ou uma garrafa de vinho) e serviços (por ex., uma passagem de avião ou o aluguer de um automóvel) através de sistemas electrónicos tais como a Internet ou uma rede de computadores.



Vantagens e desvantagens do comércio electrónico

Vantagens do comércio electrónico
A principal vantagem do comércio electrónico é a sua capacidade atingir um mercado à escala global, sem que isso implique, necessariamente, um grande esforço financeiro. Os limites deste tipo de comércio não são definidos geograficamente, o que permite aos consumidores proceder a uma escolha global, obter a informação necessária e comparar as ofertas de todos os potenciais fornecedores, independentemente das suas localizações.

Ao permitir a interacção directa com o consumidor final, o comércio electrónico permite diminuir o comprimento da cadeia de distribuição dos produtos, ou mesmo, por vezes, eliminá-la completamente. Cria-se desta forma um canal directo entre o produtor ou prestador de serviços e o consumidor final, permitindo oferecer produtos e serviços que se adeqúem às preferências individuais do mercado alvo.

O comércio electrónico permite aos fornecedores estarem mais próximos dos seus clientes, traduzindo-se em ganhos de produtividade e competitividade para as empresas; como consequência, o consumidor sai beneficiado com a melhoria na qualidade do serviço, resultante da maior proximidade e de um suporte pré e pós-venda mais eficiente. Com as novas formas de comércio electrónico, os consumidores passam a dispor de lojas virtuais abertas 24 horas por dia.

A redução de custos é outra das vantagens muito importantes, normalmente associada ao comércio electrónico. Quanto mais trivial for um determinado processo comercial, maior será a probabilidade do seu êxito, resultando numa significativa redução dos custos de transacção e, logicamente, dos preços praticados aos clientes.

Desvantagens do comércio electrónico

As principais desvantagens associadas ao comércio electrónico são:
  • Forte dependência das tecnologias da informação e da comunicação (TIC); 
  • Insuficiência de legislação que regule adequadamente as novas actividades do comércio electrónico, quer ao nível nacional, quer ao nível internacional; 
  • Cultura de mercado avessa às formas electrónicas de comércio (os clientes não poderem tocar ou experimentar os produtos); 
  • A perda de privacidade dos utilizadores, a perda de identidade cultural e económica das regiões e países; 
  • Insegurança na realização das transacções comerciais. 


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